Las Brujas é um duo formado por Cecília Valentim (canto) e Rosimary Parra (cordas dedilhadas), duas mulheres que pesquisam e realizam a música da idade média e do renascimento ibérico, dentro da atmosfera e sonoridade do período, com instrumentos de época, como o Alaúde e a Vihuela de Mano.
O Duo e a música Ibérica
A música ibérica do renascimento chega ao Brasil no período do seu descobrimento pelos portugueses e espanhóis. Sua influência está presente nos romances e em sua textura modal, especialmente na música do nordeste brasileiro. Compõe, assim, uma narrativa musical das paisagens que seguem vivas em nosso imaginário. Com isso, podemos inferir que a importância da divulgação da música antiga no Brasil consiste no fato de fazer parte da história do nosso desenvolvimento artístico e cultural.
O tema principal do Las Brujas, neste trabalho, é o olhar feminino em suas diferentes perspectivas apresentando canções que tem como narrativas estórias, ou cenas, relacionadas à vida da mulher na época em questão. Os temas das canções, selecionadas dos principais cancioneiros ibéricos dos séculos XV e XVI, tratam das dores de amores e solidão, abandono, ou ainda a sede por liberdade, ou transgressões de situações sociais impostas. Crenças, tabus, religiosidade e regras sociais se entrelaçam com a música de grande sensibilidade criada por pessoas, em grande parte anônimas, que nos deixaram este legado de conhecimento e beleza.
Rosimary Parra
É bacharel em Violão e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália. Tem atuado como intérprete em diversas formações camerísticas e como solista ao violão e instrumentos antigos de cordas dedilhadas – alaúde, vihuela, guitarra barroca e teorba. Integra o grupo de música antiga Il Dolce Ballo (SP) com o qual gravou dois CDs: Amor e Devoção – música ibérica dos séculos XIII ao XVI (2003) e Ecco la Primavera (2012). Em atuações camerísticas, há vários anos vem realizando concertos no Brasil e exterior.
Cecília Valentim
É cantora e educadora vocal. Mestre em Psicologia da Arte pelo IPUSP, graduada em música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina. Formada em canto por D. Leila Farah. Foi Aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com bolsa cedida pelo British Counsil, nas classes de Emma Kirkby e Evelyn Tubb e, na Espanha, com Montserrat Figueras e Jordi Savall. Criou a abordagem A Arte do Ser Cantante. Há mais de 30 anos vem se aprofundando e levando seu trabalho como artista e educadora no Brasil e exterior.