A Arte do Ser Cantante nas organizações

A Arte do Ser Cantante nas Organizações

Estabelecer a comunicação e a integração entre nossas experiências por meio do Canto e apropriar-nos dos recursos criativos e potencialidades expressivas de forma efetiva e inovadora, é o propósito deste trabalho. A Consciência e o desenvolvimento vocal/pessoal tornam-se instrumentos importantes para dissolver estruturas enrijecidas e possibilitam restaurar a espontaneidade, a criatividade, a qualidade da capacidade expressiva e de comunicação de cada participante, bem como enriquecer e ampliar o universo de conhecimento interno pessoal e constelar novos parâmetros de saúde corporal, mental e emocional.

No âmbito coletivo, ao cantarmos em conjunto, elaboramos novos caminhos para estabelecer vínculos, criamos espaços para constituir uma harmonia coletiva, onde cada um é um instrumento com características próprias, co-criando uma orquestra afinada, integrada e interativa com todos que a compõem.

 

Programa:

O trabalho acontece em dois momentos que se inter-relacionam:

 

A Arte do Canto, A Arte de Ser

  • Jogos de sensibilização, consciência e integração corporal que visam dissolver padrões de tensão que restringem a expressão vocal e criativa e gerar marcadores somáticos positivos.
  • O Ser- Corpo respira: práticas de respiração e relaxamento
  • Voz e acústica – o ouvir ativo: ressonâncias entre o espaço interno e o ambiente externo

 

Desenvolvimento e ampliação da expressão vocal

  • Explorando as possibilidades da voz: efeitos, dinâmica, timbre, fraseado, dicção, musicalidade da palavra, expressão vocal.
  • Voz espontânea: Improvisação e criação musical – Paisagens Sonoras Criação musical-vocal coletiva utilizando os recursos desenvolvidos
  • Prática Coletiva com cantos de diversas tradições

 

A realização do programa será co-criada e desenvolvida em consonância com as necessidades da organização