Sobre Cecília Valentim

 

Formação:

  • Mestre em Psicologia Social e da Arte pelo Instituto de Psicologia da USP.
  • Membro do LAPA – LAboratório de pesquisas em Psicologia da Arte – Instituto de Psicologia da USP.
  • Faculdade de Artes Santa Marcelina – Licenciatura Plena em Música.
  • Formada em canto por D. Leila Farah.
  • Aluna regular de Matérias Teóricas e Composição do Prof. H.J Koelrreutter, de 1991 a 2001.
  • Especialização em Música Antiga pelo Dartington School, Inglaterra, com bolsa cedida pelo Conselho Britânico, nas classes de Canto de Emma Kirkby e Evelyn Tubb, em 1994.
  • Aluna oficial do XVI Curs de Música Antiga a Catalunya, sob direção de Jordi Savall, nas classes de Interpretação Vocal e Canto de Montserrat Figueiras e Lamber Clement, Espanha
  • Psicoterapeuta Corporal formada pelo Ágora Centro de Estudos Neo-Reichianos.
  • Analista Bioenergética-CBT- pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Filiado ao International Institute for Bioenergetic Analisys.
  • Formação em Biossíntese pelo Instituto Internacional de Biossíntese.
  • Formação em Biopsicologia pelo Instituto Visão do Futuro, coordenado por Susan Andrews.
  • Formação em Overtone Chanting e Healing Voice com Jill Purce, Inglaterra
  • Lider das Danças da Paz Universal, pelo DUP Internacional.

 

Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento

  • Workshop Música, Dança e Movimento com Rolf Gelewski, em Campinas,1986
  • Workshop de Canto com o professor Theophil Maier (Alemanha), em São Paulo. 1989.
  • Interpretação em Música Antiga com Fernando Carvalhaes, São Paulo, 1991.
  • Formação no método Laban- Orff com Bárbara Schwolf, Instituto Orff da Áustria, 1992.
  • Modelos de Improvisação com Educação Musical, coordenado pelo prof. H.J. Koellreutter. Escola Utta, São Paulo, 1993.
  • Método Kodaly, pelo Instituto Kodaly de São Paulo, em 1994.
  • Masterclass em Música Medieval com Peter Stuk, no Dartington International Summer School, Inglaterra, 1994.
  • Masterclass com Keith Tippet em Jazz Improvise, no Dartington International Summer School, Inglaterra, 1994.
  • Kum-Nye- Técnicas de Relaxamento, no Instituto Nigma, São Paulo, 1994/1995.
  • Workshop “Método das Cadeias Musculares- Corpo: Instrumento a favor da vida”, com Godelieve Denys, Struyf, 1995.
  • Masterclass com Vincent Dumestre (França) em Interpretação de Música Antiga, 1996.
  • Grupo de estudos em Análise do Caráter, coordenado por André Gaiarsa, 1996/1997.
  • Formação em Cinesiologia, Fisiologia e Anatomia com o Dr. José Romão Trigo de Aguiar, no Magma- Núcleo Terapêutico, 1997.
  • Workshop Internacional de Bionergética, coordenado por Bob Hilton, promovido pelo International Institute for Bionergetic Analyses, em São Paulo, 1997.
  • Workshop em Educação Somática Existencial, com Stanley Keleman, promovido pelo Centro de Educação Somática Existencial, em São Paulo, 1997
  • Workshop Internacional de Bioenergética com Ben Shapiro, promovido pelo International Institute for Bioenergetic Analyses, em São Paulo, 1999.
  • Masterclass em Música Antiga com Andrew Lawrence King, no XVI Curs de Música  Antiga a Catalunya, Espanha, 1999.
  • Workshop Internacional com Bert Hellinger, em Terapia Familiar Sistêmica, Promovido pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, em 2001.
  • Grupo de Estudos em Winnicott, coordenado por José A. Cotta, 2001/2002.
  • Curso de Formação de Facilitadores em Biopsicologia, pelo Instituto Visão Futuro – 2003.
  • Formação em DNA Sutil/ Resgate de Habilidades com Roland Barthes, pelo Instituto Paz Géa de Pesquisas Xamânicas – 2003.
  • Workshop de Formação Profissional em Biossíntese, com David Boadella, pelo Instituto de Biossíntese de São Paulo – 2003.
  • Formação em Terapeutas para o Século XXI / Terapia Iniciática – com Roland Barthes, pelo Instituto Paz Géa de Pesquisas Xamânicas.- 2004.
  • Estudos Avançados em Biopsicologia, pelo Instituto Visão Futuro –2004.
  • Formação em Terapeutas para o Século XXI / Terapia Iniciática – com Rowland
  • BarKley, pelo Instituto Paz Géa de Pesquisas Xamânicas.- 2004/2005.
  • Workshop de Formação Profissional em Biossíntese,com Liane Zink e Gerlinde Buchholz, pelo Instituto de Biossíntese de São Paulo – 2004.
  • Workshop de Formação Profissional em Biossíntese, com Silvia Boadella, pelo Instituto de Biossíntese de São Paulo – 2005.
  • Master Pratictioner em Programação Neurolinguística pelo The society of Neuro Linguistc Programming – 2005.
  • Workshop de Formação Profissional em Biossíntese, com Liane Zink e José A. Cotta, pelo Instituto de Biossíntese de São Paulo – 2006.
  • Formação em Overtone Chanting e Healing Voice com Jill Purce, Glastonbury, Inglaterra – 2006
  • Workshop com Catherine Wilkins: Fractologia, São Paulo, 2006.
  • Curso de Extensão em Neuropsicologia pela PUC/COGEAE, 2007
  • Workshop com Amit Goswami: Física Quantica e Espiritualidade, São Paulo- 2007
  • Formação em Danças da paz Universal, Com Anahata Iridai, pelo DUP international, 2009
  • Formação em Danças da paz Universal, Com Anahata Iridai, pelo DUP international, 2010
  • Formação em Medicina Ancestral Indígena, com Kaká Werá, pela Unipaz-SP, 2010
  • Intensive Course em Healing the Family and the Ancestors line, com Jill Purce, Inglaterra, 2010
  • Workshop com Amit Goswami: Cura Quântica e Ativismo Quântico, 2010
  • Formação em Danças da Paz Universal, com Anahata Iridai, pelo DUP International. 2011
  • Workshop Intensivo em teatro na educação com Ole Breeke,  do The Commedia Scholl –  Dinamarca, pelo Instituto Visão Futuro, 2012
  • Formação em Healing Voice com Jill Purce, Glastonbury, Inglaterra, 2013
  • Formação em Alquimia da Transformação – Psicologia Transpessoal – com Atum O’Kane – 2012/2013
  • Continuous Education em Biossíntese, com David e Sílvia Boadella, Suiça, 2014

 

Realização

  • Criou e desenvolveu a abordagem A Arte do Ser Cantante
  • Há mais de 20 anos vem aprimorando e levando seu trabalho como artista, educadora  e psicoterapeuta a diferentes lugares no Brasil e exterior.
  • Mantém grupos regulares e atendimentos individuais em São Paulo e coordena workshops dentro das abordagens que criou no Espaço da Arte do Ser Cantante.
  • Coordenação de cursos de Educação vocal, Canto/ Coral e Terapia Corporal em programas de qualidade de Vida em empresas, tais como: SESC, SENAC, Folha de São Paulo, VARIG, Sodexhopass, Brasken entre outras, desde 1991.
  • Compõe o Grupo Matrika – Mantras e Poesias, cujo tema é a música ritual e o Duo L’Affetto si Muove, ao lado de Guilherme de Camargo, voltado para a realização da Música Antiga Européia, apresentando-se regularmente em São Paulo, interior e outras Capitais.
  • Apresentação como Solista em Concerto realizado dentro do projeto Música Erudita Contemporânea, sob a curadoria de Regina Porto, promovido pelo Espaço Cultural CPFL, com obras de H.J Koellreutter e Mauro Muszkat. Campinas, setembro de 2004
  • Preparadora Vocal da peça “A Flor do Meu Bem Querer”, com Juca de Oliveira e elenco, sob a direção de Naum Alves de Souza -2003
  • Preparadora Vocal do Grupo Teatral “Bicicletas Voadoras” – 2003
  • Preparadora Vocal do Grupo Teatral Verde Improviso – 2002/2006
  • Ministrou a oficina O Canto como caminho para a Autoconsciência e Inclusão Social para professores da rede pública, dentro do Projeto Paradigma de Santo André, 2005
  • Fez parte do corpo docente da Escola de Musica Companhia das Cordas, na cadeira de Canto, de 1998 a 2003
  • Solista do LUMINARE grupo de Música Antiga de 1991 a 2002, dedicando-se ao repertório medieval, renascentista e barroco e com o qual apresentou -se em diversas salas de concerto em São Paulo, interior e outras capitais, como Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal de Santos, MASP, SESC Pompéia, SESC Consolação, SESC Bertioga, Teatro Hall, MUBE, USP, Centros Culturais, entre outras.
  • Fez parte do corpo docente do curso de Formação de Ator do SENAC/SP, de 1998 a 2000, na matéria Expressão Vocal e Canto
  • Fez parte do corpo docente do Núcleo Experimental de Música do SENAC/SP, na matéria de Expressão Vocal e Canto, de 1998 a 2000
  • Coordenação de Oficinas de Canto e Danças Circulares no Centro Cultural Banco do Brasil, em 2001.
  • De 1991 a 1998 coordenou as atividades de Música Vocal do Centro Experimental de Música do SESC – São Paulo, voltadas para adultos, crianças e terceira idade.
  • Fez parte do corpo docente do Curso de Verão para Educadores, promovido pela faculdade de Música Carlos Gomes, em Educação musical, em 1999.
  • Coordenação do Curso de Canto e musicalização para o corpo docente do Colégio Estela Maris, em Janeiro de 1998.
  • Coordenou e regeu o coral da 3ª idade do SESC, de 1993 a 1997.
  • Realização da obra musical Achronon, de H.J. Koellreutter, sob a direção do mesmo, no SESC Pompéia, em 1995.
  • Preparação vocal de Grupo Ria de Teatro, dirigido por José Paulo Rosa, de 1995 a 1997.
  • Desenvolveu atividades de musicalização e canto para atores do Centro de Pesquisa Teatral (CPT/CPTzinho), dirigido por Antunes  Filho. De 1991 a 1994.
  • Preparação vocal do elenco da peça “Vereda da Salvação“, sob a direção de Antunes Filho.
  • Coordenou o curso de musicalização para professores no Centro de Formação de Professores de Meninos de Rua, na PUC/ São Paulo, em 1994.
  • Ministrou a oficina de Arte-Terapia através do Canto no curso de Formação de Arte-Terapia do Instituto Sedes Sapientiae, em 1994.
  • Fez parte do Corpo Docente do Curso de Verão para educadores promovido pela Escola Waldorf, ministrando as oficinas de Canto e Musicalização, em 1992.
  • Convidada Especial em show de Oswaldinho do Acordeon, na Semana Guiomar Novaes de 1991, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura, sob coordenação de Arrigo Barnabé.
  • De 1986 a 1990 morou em Campinas, trabalhando com Educação Musical no Conservatório Pró – Música, em escolas de música nas cidades de Leme, Limeira. Coordenou Workshops  no Centro de Terapia Alternativa de Valinhos e Espaços Terapêuticos de Canto e Terapia Corporal.
  • Realizou vivências e palestras sobre Desenvolvimento Vocal na PUC/ Campinas e Unicamp.
  • Solista da Banda Modalis de Música Antiga de 1988 a 1990.
  • Convidada Especial em show de Paulo Moura, Teatro de Arena, em 1989.
  • Congressos e Encontros
  • Participação no I Congresso de Musicoterapia no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1990.
  • Coordenação do Simpósio de Educação Musical promovido pelo SESC- Consolação, em 1991.
  • Participação no I Congresso de Laringologia e Voz – 1992.
  • Coordenação das atividades do Evento Koellreutter Plural, em homenagem a J.H. Koellreutter, quando das comemorações de seus 80 anos, em 1995.
  • I Congresso Latinoamericano de Análise Bioenergética, realizado em Campos do Jordão, em 2002.
  • Coordenação do Workshop “O Canto e a Análise Bioenergética: Um Caminho para a Auto- Expressão” no XVII Congresso Internacional de Análise Bioenergética, em Salvador/ Bahia, em 2004.
  • Coordenação do Workshop “Viver o Canto”, no I Retiro Nacional do Instituto Visão Futuro, em Fevereiro de 2003.
  • Coordenação do Workshop “O Canto do Coração” no II  Retiro Nacional do Instituto Visão Futuro, em Julho de 2003.
  • Apresentação do trabalho e coordenação do Workshop “O Canto e a Análise Bioenergética: Um Caminho para a Auto-Expressão”, no III Encontro de Análise Bioenergética e Terapias Corporais. Americana/SP, setembro de 2004.
  • Apresentação do trabalho e coordenação do Workshop “O Canto e a Psicoterapia Corporal: Um caminho para a autoconsciência e expressão dos Afetos”, no VII Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal, em São Paulo/SP, outubro de 2005.
  • Coordenação do encerramento do VI encontro institucional do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, com a atividade “A Voz das Três Bios”, Dezembro de 2005.
  • Coordenação do Workshop O Ser Cantante no Retiro Nacional do Instituto Visão Futuro, em Julho de 2010.
  • Coordenação do Workshop A Arte do Ser Cantante no Encontro Anual das Três Bios, em Campos do Jordão, dezembro 2010.
  • Realização da abertura do Encontro Anual do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, em julho 2011.
  • Realização do workshop A Dança da Alma no Encontro Anual do Instituto Brasileiro de Biossíntese, ao lado de Liane Zink, 2011.
  • Condução da Oficina Viver o Canto com o grupo intergeracional do SESC Pompéia, de agosto a dezembro de 2011
  • Condução da Oficina Viver o Canto com o grupo intergeracional do SESC Pompéia, de março a dezembro de 2012
  • Condução da Oficina Viver o Canto com o grupo intergeracional do SESC Pompéia, de Fevereiro a dezembro de 2013
  • Condição da Oficina Viver o Canto com o grupo intergeracional do SESC Pompéia, de abril a dezembro de 2014,
  • Condução do Workshop e Concerto “Os cantos sagrados no Brasil: a influência indígena, africana e europeia”, em Auckland, NZ, janeiro de 2015.
  • Condução da vivência” O Canto dos Harmônicos” no retiro nacional do Instituto Visão Futuro, janeiro 2015.
  • Condução Do workshop ” O canto e a Biossíntese” no Encontro nacional das 3 Bios, em Campos do Jordão/SP, 2016.
  • Condução do Workshop “A arte do Ser Cantante”, pela Witherle Memorial Library, em Castine/ME, EUA, 2016,
  • Condução da Oficina Viver o Canto para a terceira idade, SESC Bom Retiro, 2016.
  • Condução da Oficina Cantar, Dançar e Meditar com Alegria, com Jean-François Daniel, em Santo Antonio do Pinhal, 2017.

Publicações:

 

CD – A Música Ibérica do Período do Descobrimento

Autor: Grupo Luminare de Música Antiga /1998

CD – Matrika - Autores: Shubhamaya e Cecília Valentim/2005

Círculo de Prática de Mantras, Livro Texto e CD

Autores: Cecília Valentim e Shubhamaya /2008

CD Riacho de Luz – Autor: Cecília Valentim/2011

CD PAisagens, Cantos para Iluminar o Coração – Autor: Cecília Valentim/2016

 

Artigos:

  • O Ser Cantante
  • Overtone Chanting- Uma breve introdução
  • Sobre Mantras e o poder do canto
  • Nigun – O Canto da Alma
  • Abwun D’bwashmaya
  • A Arte do Ser Cantante
  • A série harmônica e as mutações da percepção humana