A Música Ibérica da Idade Média e do Renascimento pelo olhar do feminino, com Cecilia Valentim (Canto) Rosimary Parra (Alaúde e Viuela)

Las Brujas  é um duo formado por Cecília Valentim (canto) e Rosimary Parra (cordas dedilhadas), duas mulheres que pesquisam e realizam a música da idade média e do renascimento ibérico, dentro da atmosfera e sonoridade  do período, com instrumentos de época, como o alaúde e a Guitarra Barroca.

sobre

A música Ibérica do renascimento chega ao Brasil no período do seu descobrimento, com a vinda dos portugueses e espanhóis. Sua influência está presente nos romances e em sua textura modal, especialmente na música do nordeste brasileiro. Compõe, assim, uma narrativa musical das paisagens que seguem vivas em nosso imaginário. Com isso, podemos inferir que importância da divulgação da música antiga no Brasil consiste no fato de fazer parte da história do nosso desenvolvimento artístico e cultural.

O tema principal do Las Brujas, neste trabalho, é o olhar feminino em suas diferentes perspectivas: da virgem a “mulher da vida”, da amante à mulher traída, as canções, selecionadas dos principais cancioneiros ibéricos do sec.XVI, narram suas aventuras e desventuras. Revelando a sensibilidade feminina nos diferentes modos de perceber o mundo, Las Brujas busca alinhavar a trajetória das mulheres dentro do contexto do período histórico ao qual se dedicam, a partir de uma cuidadosa pesquisa histórica e musical.

workshop

Fundamentada no Canto e nas cordas dedilhadas, o propósito desse workshop é abordar os caminhos de estudo e pesquisa que levam à constituição do trabalho artístico e sua realização, tendo como repertório a Música da Idade Média e do Renascimento Ibérico.

Os tópicos desenvolvidos serão ilustrados com vários exemplos musicais executados pelo duo. Ao final, os participantes serão convidados a cantar conosco algumas canções e, assim, a vivenciar a atmosfera e sonoridade do período.

São abordados:

  • O processo de pesquisa e escolha do repertório
  • O processo de ensaio
  • Os aspectos históricos da música antiga ibérica e sua influência na música brasileira
  • O uso dos instrumentos de cordas desde a Idade Média até o surgimento do violão, com destaque para o Alaúde e a Vihuela
  • A estética vocal na Idade Média e no Renascimento
  • A lírica das canções e a temática do feminino

o concerto

O tema principal do Las Brujas, neste programa, é a narrativa da mulher da idade média e renascimento em suas diferentes perspectivas: da virgem a “mulher da vida”, da amante à mulher traída, por meio de canções, selecionadas dos principais cancioneiros do sec.XVI, onde contam suas aventuras e desventuras, revelando a sensibilidade feminina nos diferentes modos de perceber o mundo.

As Intérpretes

Cecília Valentim e Rosimary Parra estão entre os principais interpretes da Música Antiga Europeia no Brasil:

Cecília Valentim é cantora e educadora vocal. Mestre em Psicologia da Arte pelo IPUSP, graduada em música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina. Formada em canto por D. Leila Farah. Foi Aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com bolsa cedida pelo British Counsil, nas classes de Emma Kirkby e Evelyn Tubb e, na Espanha, com Montserrat Figueras e Jordi Savall. Criou a abordagem A Arte do Ser Cantante. Há mais de 30 anos vem se aprofundando e levando seu trabalho como artista e educadora no Brasil e exterior. Para saber mais sobre Cecília Valentim e consultar suas atividades e publicações, acesse o site www.ceciliavalentim.com.br

Rosimary  Parra é bacharel em Violão e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália. Tem atuado como intérprete em diversas formações camerísticas e como solista ao violão e instrumentos antigos de cordas dedilhadas – alaúde, vihuela, guitarra barroca e teorba.  Integra o grupo de música antiga Il Dolce Ballo (SP) com o qual gravou dois CDs: Amor e Devoção – música ibérica dos séculos XIII ao XVI (2003) e Ecco la Primavera (2012).  Em atuações camerísticas, há vários anos vem realizando concertos no Brasil e exterior.

contato

Email: artedosercantante@gmail.com

Tels: +5511984265356 / +551132053726

apresentações

Saiba mais sobre as próximas apresentações.

Clique aqui!

ingressos

Saiba como adquirir seu ingresso.

Clique aqui!

compartilhe

entre em contato

Você pode nos contatar pelos meios abaixo: